sexta-feira, 25 de abril de 2008

O uso de gêneros e tipologias textuais dentro de um contexto pedagógico



As relações entre as pessoas se realizam a partir da produção e recepção de gêneros textuais, sobretudo orais e escritos, envolvidos em uma ampla diversidade de textos. O uso dos diferentes gêneros e tipologias em sala de aula, permitem trabalhar uma ampla diversidade de gêneros de textos, literários e não literários, orais e escritos, levando o aluno a ler, discutir e escrever com finalidades definidas para ouvintes e leitores de dentro e de fora da escola que, de alguma forma, dêem uma resposta ao que ele escreveu.
O uso de um gênero aproxima o aluno das situações originais de produção de textos não escolares (textos jornalísticos, científicos, literários, jurídicos, entre outros), percebendo que a situação de produção de cada um é marcada por elementos próprios: quem escreve (autor do texto), para quem escreve (os leitores do texto), quais as finalidades do texto (divertir o leitor ou convencê-lo de alguma idéia), de onde o autor fala (representa uma posição religiosa, um jornal, uma revista, uma agência interessada em vender um produto) e onde será publicado.

De acordo com essa compreensão, o professor em sala de aula tem um papel fundamental que é de oferecer condições favoráveis para que os alunos possam entrar em contato com diversidades de gêneros textuais orais e escritos, nas diferentes esferas sociais, sendo eles a conversa espontânea, piada, entrevista, carta, crônica, entre outras, e que possam levar o aluno a compreender e produzir gêneros textuais significativos, podendo desta maneira participar de forma ativa e crítica em seu contexto social.
É necessária uma conceitualização de gênero e tipologia textual para melhor compreensão do professor em seu fazer pedagógico।

Márcia Regina Chioderolli


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